O Esperanto é uma língua auxiliar de comunicação internacional. Foi criada em 1887 pelo o médico e linguista judeu polonês Ludwig Lazar Zamenhof, com o objetivo de facilitar a comunicação entre povos de diferentes línguas e culturas. Possui uma gramática com apenas 16 regras, sem exceções, e seu vocabulário tem origem em línguas latinas, germânicas e gregas.
No ano de 1954, foi reconhecida como idioma internacional pela a Unesco, em 1954 e em 1985, reconheceu o Esperanto e seu desenvolvimento no campo internacional. Além disso, a Unesco recomendou aos estados membros que ampliassem o ensino do Esperanto.
Hoje cerca 100.000 a 2 milhões de pessoas falam esperando em 120 países. O Esperanto é usado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensinos de língua, televisão, rádio e principalmente na internet.
Existe alguns Centros Espíritas e grupos espiritualistas que estudam profundamente o Esperanto e se comunicam entre si para aprimorar mais a língua e facilitar o aprendizado na prática.
Existem muitos recursos para disponíveis para aprender Esperanto, incluindo cursos online, aplicativos e livros.
Na década de 90 tentaram colocar o Esperanto como uma língua universal mais na verdade não pegou, queriam na verdade substituir o inglês e não deu certo.
Fonte: Eu Julio Terapeuta que escrevi o artigo.
Comments