top of page
Blog Rádio Estelar - A Rádio do Planeta
  • Foto do escritorRádio Estelar - A Rádio do Planeta

Babosa (Aloe Vera) - O Que é e seus Benefícios

Atualizado: 30 de mar.

A Aloe Vera, muito conhecida pelo o nome de Babosa, é uma planta da família das Liliáceas que possui inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas.

A Aloe Vera cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo e é cultivada para usos agrícolas e medicinais. Também é usada para fins decorativos e cresce com sucesso dentro de casa como uma planta em vaso.

A Babosa é utilizada na medicina popular no tratamento caseiro de cicatrização de feridas, queimaduras, hemorroidas, contusões, dores reumáticas, laxante, câncer e tratos dos cabelos.

Babosa - Aloe Vera - Rádio Estelar - A Rádio do Planeta
Babosa - Aloe Vera - Rádio Estelar - A Rádio do Planeta

Inúmeras e renomadas instituições científicas e docente ao redor do mundo como o Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia, Instituto Weisman de Israel, Universidade de Oklahoma e outros tem efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera. Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas mencionam as diversas propriedades da planta. Segundo esses estudos, a Aloe Vera é:


Inibidora da Dor: Os princípios ativos da Aloe Vera tem uma notável capacidade de penetração até os planos mais profundos da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas - receptoras de dor - interrompendo de modo reversível a condução dos impulsos. Além disso, reduz a dor por possuir uma poderosa força anti-inflamatória.


Anti-inflamatória: A Aloe Vera tem uma ação similar a dos esteróides, como a cortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Por isso é útil em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, mordida de insetos e outros.


Coagulante: Por conter cálcio, potássio e celulose, a Aloe Vera provoca nas lesões a formação de uma rede de fibras que seguram as plaquetas do sangue, ajudando na coagulação e cicatrização. O cálcio é parte dos sistema nervoso, o potássio da atividade muscular e a celulose da coagulação.


Queratolítica: A aplicação de Aloe Vera faz com que a pele danificada dê lugar a um tecido de células novas.


Antibiótica: As capacidades bacteriostática, bactericida e fungitástica (antiviral) da Aloe Vera eliminam bactérias que causam infecções - inclusive salmonela e estafilococos - inibindo sua ação prejudicial.


Regeneradora Celular: A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém elemento vital na osmose celular - intercâmbio de líquidos - ajuda as células a manter seu frágil equilíbrio interno e externo.


Energética e Nutritiva: Uma das características de maior importância da Aloe Vera é que contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas que são a base das células e tecidos, e também minerais como cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos elementos indispensáveis para o metabolismo e atividade celular.


Ricas em Vitaminas: A Aloe Vera contém vitamina A, excelente para visão, cabelo e pele: vitaminas B1, B5, B6 e B12, para o sistema nervoso central e periférico e vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela a tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatório.


Digestiva: A Aloe Vera contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo.


Desintoxicante: Por conter ácido urónico, elemento que facilita a eliminação de toxinas a nível celular e a nível geral, a Aloe Vera estimula as funções hepática e renal, primordiais na desintoxicação do nosso organismo.


Reidratante e Cicatrizante: Ao penetrar profundamente nas 3 camadas da pele - derme, epiderme e hipoderme - graças a presença de ligninas e polissacarídeos a Aloe Vera restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora nas queimaduras de sol e fogo, fissuras, cortes, ralados, esfolados e perdas de tecidos.


Fonte: Alpha Aloe



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page